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Nas melhores cenas de Goya parece que
vemos
                                                  
as pessoas do mundo
        no exato momento em que
                       pela primeira vez
elas ganharam o título
                                                 
de ‘humanidade sofredora’
        Tais pessoas se contorcem na
página
                                                
num verdadeiro acesso
                                                               de adversidade
        Amontoadas
                     gemendo com bebés e
baionetas
                                      sob
um céu de cimento
        pela paisagem abstrata de árvores
bombardeadas
                 estátuas decaídas asas
bicos de morcegos
                                                 
patíbulos escorregadios
                                       cadáveres
galos carnívoros
        monstros finais berrantes todos
                            da
                                   ‘imaginação do
desastre’
        tão danados de reais
                                   que
até parece que ainda existem
        E existem mesmo
                          Só mudou a
paisagem
Todos continuam em fila nas estradas
que estão
        infestadas de legionários
       falsos moinhos de vento e grandes
galos dementes
E são aquelas mesmas pessoas
                                       penas
mais distantes de casa
        e em estradonas de cinquenta
pistas
                        num continente de
concreto
                                demarcado
por pencas de cartazes
        que ilustram ilusões imbecis de
felicidade
A cena mostra menos carretas para a forca.
trad. Leonardo Fróes
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