quinta-feira, 13 de maio de 2021

DECLARAÇÃO DE GUERRA - Samih al Qassim سميح القاسم

 

Chamas após caças israelenses atacarem a Cidade de Gaza no dia 13 de maio de 2021 [Ashraf Amra/Agência Anadolu]

 

DECLARAÇÃO DE GUERRA

 

GRITAREI

 

Enquanto me restem algumas polegadas de terra

 

enquanto me reste uma oliveira

 

uma laranjeira

 

um poço... um bosquezinho de cactus

 

enquanto me restem lembranças

 

uma pequena biblioteca

 

a foto de um antepassado... um muro

 

enquanto restem em meu país palavras árabes

 

e cantos populares,

 

enquanto restem manuscritos de poemas

 

e os contos de Antar Al´Absi

 

as guerras do apelo nas comarcas de Roma e da Pérsia

 

enquanto me restem olhos

 

livros

 

mãos

 

enquanto me reste... alento

 

gritarei de frente ao inimigo

 

gritarei, declaração de guerra

 

em nome de homens livres

 

operários, estudantes, poetas

 

gritarei... e que os parasitas

 

e os inimigos do sol

 

se fartarem do pão da vergonha

 

enquanto me reste alento

 

e alento me restará

 

minha palavra será o pão e a alma

 

entre as mãos dos guerrilheiros

 

Samih al Qassim

سميح القاسم

Sem comentários: