terça-feira, 3 de outubro de 2023

“Espera-me” - Konstantin Simonov

“Espera-me”

(ouvir AQUI)

Carta de um soldado na frente de batalha

Espera-me e eu regressarei,

Espera-me com todas as tuas forças.

Espera-me quando cair a neve

e chegarem as chuvas tristes,

quando chegar o calor,

não deixes de esperar.

Espera-me, quando já

ninguém esperar e se tiver

esquecido já o ontem.

 

Espera-me mesmo que as cartas

não cheguem de longe.

Espera-me quando todos

estiverem já fartos de esperar.

Espera-me e eu voltarei.

Não ames – peço-te –

quem repetir de memória

que é tempo já de esquecer;

mesmo que a minha mãe e o meu filho

julguem que eu não existo mais.

 

Deixa que os amigos, ao lume,

se cansem de esperar e bebam

vinho amargo em memória de mim.

Espera-me e não

te apresses a beber com eles.

Espera-me e eu voltarei,

para que a morte se encha de raiva.

O que nunca me esquecer~

dirá talvez de mim: coitado, teve sorte.

Jamais compreenderão

aqueles que jamais esperaram.

 

Tu é que me salvaste do fogo.

De como sobrevivi

saberemos tu e eu,

porque simplesmente me esperaste.

 

COMO NINGUÉM ME

ESPEROU

 

Konstantin Simonov


Sem comentários: