sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Neste desterro - Paulino de Oliveira

 

Paulino de Oliveira retratado por Tomás Leal da Câmara

«Quare de vulva eduxisti me?»

Por que você me tirou do ventre?


Neste desterro


Como Job, eu misérrimo, pergunto:
"Para que fui criado?" e o céu e o vento
Que escutam o meu grito
Não me respondem nada sobre o assunto

Se não vimos ao mundo por querer
Porque é que antes de sermos nos culpados
Arrastamos os ferros de forçados
E nos esmaga a mó do atroz Sofrer?

Quando a Dor me tritura, aguda e forte,
Eu penso na justiça desta Sorte
E na razão desse bom Deus amado...

E medito: se outrora, em outro Mundo
Eu habitei o corpo vagabundo
De algum enorme triste celerado.

 

Paulino de Oliveira
in Poemas de Francisco Paulino Gomes de Oliveira, Edições «Descobrimento» 1932


 

Sem comentários: