quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cantar de Amigo - Joaquim Namorado




 Cantar de Amigo


Eu e tu: milhões!...

Entre nós --- perto ou longe!
--- entre nós rios e mares
montanhas e cordilheiras…

Eu e tu perdidos
nesta distância sem fim do desconhecido.

Eu e tu unidos
para além das cordilheiras
por sobre mares de diferença
na comunhão de nossos destinos confundidos
--- a minha e a tua vida
correndo para a confluência
num mesmo Norte.

Eu e tu amassados
nesta angústia que é de nós
minha e tua,
e mais do que nós…

eu e tu
carne do mesmo corpo
amor do mesmo amor
sangue do mesmo sacrifício!

Eu e tu
elos da mesma cadeia
grãos da mesma seara
pedras da mesma muralha!

Eu e tu, que não sei quem és.
Que não sabes quem sou:

--- Eu e tu: Amigos! Milhões…

(in Antologia de poemas Alentejanos)

Sem comentários: