sábado, 1 de dezembro de 2018

O BANQUETE - ANTONIO CARLOS SECCHIN




O BANQUETE

A Ferreira Gullar

Entre mesuras, talheres e finezas,
um garçom serve a morte sobre a mesa.

"Quente ou fria?" indaga-me sereno,
e seu olhar tem a doçura de um veneno.

"Para o começo, o que quer?
A que matou o guarda? Frango à la bière7.

A massa, se preferir algo bem quente,
vai logo arder, em caldeirão, al dente.

Como planeja arrematar a refeição?
Numa bala? Presunto com melão?

Caso queira coisa rápida e gelada,
sugiro uma fina fatia do nada."

E num gesto incisivo e severo
— como se marca um boi a ferro —

adoçou a insípida vida:
pôs no prato O prazer do suicida.

Pensar na morte é provar o necessário
destempero entre patrão e operário:

um deseja macarronada à mesa,  
outro inclui até o vento na despesa.

Ela morte nos expulsa porta a fora:
o contrato já passou da hora.

E como nada tenho que lhe apeteça
não me concede aumento ou hora extra.

0 garçom mal anota o que lhe digo:
tudo que peço vai entrando no olvido.

Ao contemplar a carteira magra e preta,
com 10% da voz insinua uma gorjeta.

Faço agora o meu pedido?
Não morrer: desnascer — nunca ter sido.

Apagar de mim a memória inteira,
regressar à árvore de que fui cadeira,

sentir um bico de bem-te-vi esfomeado,
mas jamais mofar no almoxarifado.

Assim de modo bem pouco alto-falante
a vida se esgarçaria como a ponta de um barbante.

Acabar então, canoa seca sem direito a porto.
E partir de mim, confortavelmente morto.

Sem comentários: