quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Saudação a Fernando Pessoa - Allen Ginsberg

 


Saudação a Fernando Pessoa


Sempre que leio Pessoa penso
sou melhor que ele faço a mesma coisa
mas mais extravagante
¾ ele é apenas de Portugal,
eu sou americano o melhor País do mundo
neste momento Fim do Século XX embora Portugal
tenha tido um grande império no século 15 que importa
está reduzido a um Canto da Península Ibérica
ao passo que Nova Iorque vejam Nova Iorque por exemplo
embora a Cidade do México seja maior N.I. é mais rica pensem no Empire State
Building até há pouco o maior arranha-céus do mundo
¾
afinal de contas já vivi 61 anos do Século XX
Pessoa só andou pela Rua do Ouro até 1936
Ele entrou em Whitman por isso eu entro em Pessoa não
interessa o que dizem além disso morto não se oporia.

Por que sou melhor que Pessoa?
Conhecido em 4 Continentes tenho 25 livros em inglês ele só 3
os dele quase todos em português, mas disso ele não tem culpa
Os EUA são um país maior
só 2 triliões de dívida dão p’ra enlouquecer,
o trabalho sujo de Reagan uma aberração do Século Americano
não representa a nossa Nação que Whitman cantou em modo épico
mas com que se preocupou em Democratic Vistas
Como budista não me orgulho da minha superioridade em relação a Pessoa
eu sou humilde, Pessoa era louco grande diferença,
embora aparentemente gay
¾ tal como Sócrates
olhem para Miguel Ângelo da Vinci Shakespeare
o inestimável camarada Walt
É verdade fui suspeito esquerdóide quando muito jovem coisa sem importância
A própria ciência destrói camadas de ozono nesta era anti-estalinistas
envenenam a terra inteira com anticomunismo radioactivo.
Talvez tenha mentido um pouco
raramente em verso, apenas para proteger a reputação dos outros.
Sinceramente demasiado    Cândido    em    relação    à    minha    mãe    embora
     bem-intencionado
Pessoa terá falado na mãe? ela é interessante,
poderosa para dar à luz sêxtuplos
Alberto Caeiro Álvaro de Campos Ricardo Reis Bernardo Soares & Alexander
     Search simultaneamente
com Fernando Pessoa ele mesmo um sexofrénico clássico
A confusão de Personae não é tão apreciada
fora do minúsculo reino de Portugal (até há pouco tempo um estado policial de
segunda)
Deixa-me ir ao que interessa mmm já não me lembro do que era
mas claro dá-me prazer comparar este Ginsberg & Pessoa
na Ibéria não se fala sobre quase nenhum livro em inglês
de momento a principal língua diplomática no mundo, estendendo-se pela China.
Além disso ele era pequenote, como admite no interminável «Saudação a Walt
    Whitman»
ao passo que 1,72m de altura
um pouco acima da média mundial, imodéstia à parte,
estou a falar seriamente de mim e de Pessoa
De qualquer forma ele nunca me influenciou, nunca li Pessoa
antes de ter escrito o meu celebrado Uivo já traduzido para 24 línguas,
nem mesmo hoje a influência de Pessoa cria ansiedade
Meia-noite 12 de Abril de 88 apenas folheando o seu livro
certamente me influencia de passagem, era de esperar
mas ter lido uma página traduzida dificilmente prova «Influência».
Voltando a Pessoa, escreveu sobre quê? Whitman
(Lisboa, o mar etc.) método peculiarmente prolixo
verborreia dizem alguns
¾ Pessoa Schmessoa.

Allen Ginsberg

12 de Abril de 1988


Sem comentários: