quinta-feira, 9 de junho de 2022

Valsinha das Medalhas - Carlos Tê, Música de Rui Veloso

Valsinha das Medalhas

Canção de Rui Veloso

 

Já chegou o dez de junho
O dia da minha raça
Tocam cornetas na rua
Brilham medalhas na praça

Rolam já as merendas
Na toalha da parada
Para depois das comendas
E ordens de torre e espada

Na tribuna do galarim
Entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha
E o povo canta a valsinha

Encosta o teu peito ao meu
Sente a comoção e chora
Erga o olhar para o céu
Que a gente não se vai embora

Quem és tu, de onde vens?
Conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

Já chegou o dez de junho
Há cerimônia na praça
Há colchas nos varandins
É a guarda de honra que passa

Desfilam entre grinaldas
Velhos heróis de alfinete
Trazem debaixo das fraldas
Mais índias de um gabinete

Na tribuna do galarim
Entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha
E o povo canta a valsinha

Encosta o teu peito ao meu
Sente a comoção e chora
Ergue o olhar para o céu
Que a gente não se vai embora

Quem és tu, de onde vens?
Conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

Encosta o teu peito ao meu
Sente a comoção e chora
Ergue o olhar para o céu
Que a gente não se vai embora

Quem és tu, de onde vens?
Conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos
Que eu nunca vi pátria assim
Pequena e com tantos peitos

 

Carlos Tê

 

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

Caro Cid Simões:
Importa referir que a letra da canção "Valsinha das Medalhas" é da autoria do grande Carlos Tê.
Cordiais saudações!

cid simoes disse...

Muito obrigado, calculei que fosse mas não encontrei qualquer referência.