sexta-feira, 9 de outubro de 2020

LIVROS - Patrícia Cunha


 

LIVROS

Dedicado à poeta Lúcia Santos

 

Gosto de livros

Gosto de livros que leio de uma sentada
Que me derrubam como uma cacetada
Gosto de livros que demoro a ler
Que sabem esperar 
Gosto de livros que nem preciso de ler
Pra saber que gosto
Gosto de livros e do cheiro de livros
Perfume que nos penetra pelo nariz do cérebro
Gosto de livros virgens, raros, comuns, manuseados, rabiscados, sagrados, profanos, profanados, rasgados, sebosos, eróticos, infantis, filosóficos, técnicos, tolos, didáticos, poéticos, livros que fazem apenas passar o tempo, livros com gravuras, livros graves, livros de capa e espada, livros sem capa…
Enfim, gosto dos livros porque são livres
E gosto do livre-arbítrio de escolher lê-los
Gosto tanto de livros 
Que, aos ruins, perdoo
Já os ótimos… acho-os imperdoáveis
Gosto de livros que se cometem, se metem, se intrometem, 
Que não se medem pela lista dos mais vendidos
Gosto de livros a tal ponto de nem saber mais
Se quero terminá-los ou continuá-los indefinidamente
Eternidade afora
Gosto de livros que me tocam
Gosto de livros pra dormir
E de livros que me tiram o sono
Mas, sobretudo, 
Gosto dos livros que me leem

 

Patrícia Cunha

Sem comentários: