domingo, 7 de janeiro de 2024

Hadeel - Rafeef Ziadah

HADEEL

 


Hadeel tem nove.


Não, perdoem-me.


Hadeel tinha nove anos.


Só esta manhã, Hadeel tinha nove anos.


Um oficial disse que estavam de luto por sua morte.


Uma autoridade israelita disse estar arrependida por sua morte.


"Mas o terrorismo tem de parar


Os mísseis têm de parar


A resistência tem que parar."


ou continuará a continuar


bombardeamento de Gaza


até abdicarmos do pouco de dignidade que ainda nos resta


"Até escolhermos quem eles querem


Vamos assinar o que eles querem


E vamos morrer, vamos morrer, vamos morrer, vamos morrer em silêncio


do jeito que eles querem.


Veja, a segurança israelita é absoluta


Está escrito em sangue e escavadoras


e a arte das porta-vozes femininas


pois a morte é mais tolerável se vier de uma mulher.


A morte, dizem-me, é mais delicada e elegante


se vier de uma mulher.


Mas quem


Quem vai contar para a mãe de Hadeel?


ocupado assando pão e za'taar


Que as pombas, que as pombas não voltarão a sobrevoar Gaza


Do que os pombos


as pombas não voltarão a sobrevoar Gaza


as pombas não voltarão a sobrevoar Gaza.


Hadeel se foi


e seu irmão Ahmed perdeu a visão


As pombas, as pombas não vão sobrevoar Gaza novamente


Hadeel, nenhuma oração eu me lembro


Nenhuma oração que eu me lembre ou metade lembre


Vai trazê-lo de volta


Nenhuma oração eu me lembro


Nenhuma oração para olhar para mim para lembrar


Vai trazê-lo de volta


enquanto você se envolve em contos da Palestina


Você se esconde debaixo da cama esperando que o próximo soldado quebre sua porta


para nos expulsar de uma história que carregamos connosco.


Hadeel... Hadeel... Hadeel...


Quem


Quem entre vós dirá a Hadeel que nada mudou no dia em que morreu.


A reunião, o trem, a reunião que está chegando, o próximo trem


Não é uma pausa


Nem uma lágrima.


Merece um comunicado de imprensa?


Será que isto merece um comunicado de imprensa?


Só morrem outros palestinianos.


Será que isto merece um comunicado de imprensa?


Solidariedade de longe como piada cruel


Uma má história para contar a uma criança


E dizem-me, continuam a dizer-me


"Não chorem pelos mártires


Não chore pelos mártires


Não chore pelos mártires


Continuem a lutar, continuem a lutar, continuem a lutar, continuem a lutar."


Mas por Hadeel


por Hadeel me dê


Apenas um minuto de silêncio.


Não


por Hadeel me dê


Um segundo de sincera resistência


para que mantenham a pouca dignidade


do que o Queda.


Por Hadeel.

 

Rafeef Ziadah

 

Sem comentários: