quinta-feira, 28 de maio de 2020

A TODOS OS HOMENS ELEGANTES DA O.N.U. - Samih al-Qasim




A TODOS OS HOMENS ELEGANTES DA O.N.U.

Cavalheiros de todas as latitudes!:
Engravatados em pleno meio-dia
     e  em excitantes polémicas.
Que pintais, digam-me, neste tempo?
Cavalheiros de todas as latitudes!:
O musgo cresce-me no coração,
     cobriu todos as paredes de cristal,
     as dispendiosas reuniões,
     os discursos vitais,
     os espiões, as massas, os ditos das putas…
Que pintais, digam-me, neste tempo?

*

Cavalheiros!
Deixai vagar a seu gosto a lua dos macacos,
     e vinde cá
     porque eu arraso as pontes deste mundo.
Meu sangue amareleceu,
     e  o meu coração caído no lodo dos votos.
Cavalheiros de todas as latitudes! :
Que seja peste a minha afronta, e serpentes, minhas tristezas!
Reluzentes sapatos de todas as latitudes! :
Grita mais a minha vingança que a minha voz.
O tempo é um cobarde.
E já não tenho mão em mim!

Sem comentários: