sábado, 19 de setembro de 2020

Eu, mutilado capilar - Eduardo Galeano

Eu, mutilado capilar

Os cabeleireiros humilham-me cobrando-me metade.
Cada cabelo que perco, cada um dos meus últimos cabelos é um companheiro que cai e que antes de cair tinha nome ou pelo menos número.

Consolo-me, recordando a frase de um amigo piedoso que uma vez me disse: "Se o cabelo fosse importante, estaria dentro da cabeça, não do lado de fora".

E eu também me consolo, verificando que em todos esses anos caiu-me muito cabelo... mas nenhuma ideia... O que é uma vantagem em comparação com tanto arrependido que anda por aí.

Eduardo Galeano

 

Yo, mutilado capilar

Los peluqueros me humillan cobrándome la mitad.
Cada pelo que pierdo, cada uno de mis últimos cabellos es un compañero que cae y que antes de caer a tenido nombre o por lo menos número.

Me consuelo recordando la frase de un amigo piadoso que me dijo alguna vez: “Si el pelo fuera importante estaría adentro de la cabeza, no afuera”.

Y también me consuelo comprobando que en todos estos años se me ha caído mucho pelo... pero ninguna idea... Lo que es una ventaja si se compara con tanto arrepentido que anda por ahí

 

1 comentário:

Justine disse...

A ironia de Galeano!