domingo, 21 de junho de 2020

Intermédio Parisiense - Mário-Henrique Leiria





Intermédio Parisiense


Por não falar correctamente francês
muita gente se tem enganado
acerca de viagens
Ao chegarem a Paris
vêem que...... afinal.......a estação
é mesmo a de Estarreja.

Isso não me aconteceu a mim
a mim.......conhecedor de línguas
e de gentes
conhecedor de várias latitudes
mais ou menos habitadas
a mim......que sentado num comboio
não espero que me peçam o bilhete
para saber que vou afanosamente útil
em viagem

Mal lá cheguei
— e já lá vão tantos anos ! —
eu.....que sou viajado
vi logo que estava em Paris
Falei francês como se calcula
(nem outra coisa devem fazer
as pessoas que vão a Paris)
e pediram-me esmola
Dei-a em francês
que para isso me tinham meus pais
mandado à escola

Cosmopolita e informado
visitei com a decência e as maneiras
recomendadas
tudo o que para tal estava
em situação própria
À beira do Sena
— aí a recomendação
é só para Notre Dames —
pediram-me esmola
Dei-a em francês.......evidentemente
que eu falo correctamente francês

 


Sem comentários: