segunda-feira, 13 de setembro de 2021

POEMA IRMÃO - GOULART GOMES

 

POEMA IRMÃO

 

Vamos erguer o tronco

meus Irmãos do Campo

arrancar nossas raízes

erguermo-nos sobre os homens

dar-lhes sombra, frutos e grãos

a terra a quem lhe rega a suor

quem da planta dos pés lhe conhece os sulcos

e com as mãos cheias

semeia

 

Vamos abrir as bocas e tinir as chaves

meus Irmãos das Fábricas

nossas botas e capacetes lembram lutas

onde só nosso sangue correu;

o grito agonizante das sirenes nos diz

que é hora de acordar

e não vender nossas vidas

 

Vamos construir nosso tempo

meus Irmãos dos Andaimes

temos uma pá de razões

e um caminhão de desesperanças;

não viemos de peito aberto, mas concreto

e se há uma massa a ser misturada

esta massa somos nós

 

Vamos registrar nosso número

meus Irmãos das Salas

de penas apenadas

e mostrar nosso papel

Queremos as mesas de nossas casas também fartas

arquivar nossas necessidades

 

Vamos caminhar, meus Irmãos de Trabalho

com nossos próprios passos

e tornar ouvida nossa Vontade;

não mais pedir, mas fazer

não mais oferecer, mas cobrar

o justo preço que tudo tem

 

Cada homem uma letra, uma semente, um tijolo

no trabalho maior que podemos fazer:

erigir nossos sonhos

darmos os braços

unir nossa voz

para que nossos filhos sejam muito mais

Irmãos!

 

GOULART GOMES

 

 

Sem comentários: